terça-feira, 27 de julho de 2010

Alimentos e vitaminas para se manter jovem – parte 1

Todas nós sabemos o poder das vitaminas para os cabelos, pele e para o corpo em geral. Mas tem muita gente que não sabe as funções específicas de cada uma das vitaminas e onde encontrá-las, então com algum conhecimento prévio adquirido no curso de Enfermagem e na minha atual pós graduação em Estética e com o auxílio do blog totalbeauty.com fiz uma lista com as principais vitaminas responsáveis por manter a pele e o cabelo sempre jovens e bonitos. Vou publicar todas, porém não neste post pois ficaria muito longo e cansativo, então teremos uma sequência de 3 a 4 postagens sobre o assunto.

Vitamina C – Importante antioxidante, responsável por combater a formação de radicais livres, atua potencializando o sistema imunológico, atua também na produção de colágeno, uma das proteínas responsáveis pela firmeza, elasticidade e sustentação das camadas da pele e combate os danos causados às céluas pela exposição aos raios solares. É um dos principais ingredientes ativos de diversos cosméticos anti-idade. Onde encontrar? pimentões (todas as cores), brócolis, morango, goiaba e frutas cítricas como abacaxi, laranja, limão, acerola…

Laranja doce

Vitamina E – Também tem função antioxidante. Atua como protetor da membrana celular, regulando o que entra e sai das células. A combinação com a vitamina C protege contra os raios UV. A vitamina E é um dos responsáveis pela regeneração de todos os tecidos do corpo. Também é um ingrediente ativo de diversos produtos cosméticos, principalmente os com funções hidratantes. Onde encontrar? Óleos vegetais em geral (soja, amendoim, palmito, girassol…), no gérmen de trico, e nas oleaginosoas (castanhas diversas, amendoim, nozes…). Folhas de coloração verde também contém vitamina E

oleaginosas

Beta-caroteno – Antioxidante; melhora a visão, aumenta o brilho nos cabelos, fortalece as unhas, promove a elasticidade da pele, estímula a quebra de moléculas de gorduras pois através destas o beta-caroteno é convertido em Vitamina A. Quando transformado em vitamina A estímula a produção de melanina, substância responsável por proteger a pele dos raios UV e conferir bronzeamento (para quem não sabe, o efeito bronzeado da pele é um mecanismo de defesa do organismo contra os raios UV, mas isso é um assunto muito longo, tema para outro post futuro). Onde encontrar? Cenoura, abóbora, beterraba e outros vegetais e frutas com coloração amarelo-avermelhada.

cenoura

Não deixem de acompanhar… amanhã tem mais!

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails